terça-feira, 30 de junho de 2009

COMPREENSÃO DE LEITURA (DISCURSOS)


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS – AULA DO DIA 07/02/2009
(Professora Gilda Lins)


RESUMO


COMPREENSÃO DE LEITURA (DISCURSOS)



A forma prática para se entender um discurso é verificando a sua linguagem. Ler o que não está claro, ou seja, o que se está implícito. Todos nós temos papéis sociais e devemos usá-los de acordo com as circunstâncias.
Os conhecimentos devem se sempre dialógicos, baseados na troca, pois a prática deve sobrepor-se à teoria. É importante sairmos da condição de professor para educador. Conhecer bem o mundo e sua realidade tem tudo a ver com a capacidade de interpretação e faz com que tenhamos segurança sobre o que iremos expressar.

A PESQUISA

Quando os conhecimentos não estão prontos é necessário pesquisar. A pesquisa é um paralelo que se estabelece entre a teoria e prática. Deve-se, portanto, teorizar a pesquisa, levá-la para a sala de aula, e lá, dar-se os encaminhamentos para que ela aconteça.
Todos temos conhecimentos comuns, mas é preciso também termos o conhecimento científico. A pesquisa é iniciada a partir do momento em que se detecta um determinado problema. Ninguém aprende sozinho, quem se isola perde espaço, não vive.
A língua é o conjunto de elementos solidários, mas a concepção de Gramática na linguagem é fundamental. Apesar das normas estabelecidas pela Gramática, as interpretações são livres e devem ter estabelecer uma relação de sistematização das regras.


O TEXTO

O texto deve sempre ter um caráter envolvente, acolhedor, onde aja uma passagem do conhecimento empírico para o conhecimento científico. Textos não são parágrafos isolados, tem que ter coesão e coerência.
TEORIA / PRÁTICA / PESQUISA (GRAMÁTICA NO TEXTO E GRAMÁTICA DO TEXTO – NORMATIVA E CONTEXTUALIZADA): O texto precisa do uso das normas gramaticais, porém, dependendo do contexto pode-se variar as classes. Cada texto tem a sua Gramática no sentido do funcionamento, da estruturação. A importância está na maneira como o texto é construído, e essa construção depende dos termos utilizados ou da maneira como eles serão absorvidos.
O escritor é livre para utilizar os termos gramaticais que podem ter uma significação léxica diferente no contexto.
Um bom texto deve conter a seguinte relação:
TEXTO / DISCURSO / INFERÊNCIA / EMPATIA (FALAR O QUE O OUTRO ESPERA) / CRENÇA / VALORES.
Através das inferências realizadas, o autor conseguirá penetrar no que está implícito e fazer o enunciado. Ao mesmo tempo, o público (Destinatário) deve ser envolvido. O campo político é especialista nesta função.
Quando se produz, tem-se em mente o leitor. O saber dizer aquilo que o outro espera, demonstra grande capacidade comunicativa. Duas características fazem parte desse conceito: ser econômico e dizer o que precisa ser dito.
Apesar da permissão natural da leitura do texto, alguns encaminhamentos devem ser seguidos. Há partes do texto que podem levar a várias leituras (Leituras diferentes).
“O TEXTO É A MATERIALIZAÇÃO DO DISCURSO”.

Nenhum comentário: